terça-feira, 7 de outubro de 2008

Northen Territory


Imagem 1: território do norte a escuro


o Northen Territory é o termo para a divisão federal a norte da Austrália, ocupa grande parte do norte e centro do continente. As suas costas são banhadas pelo mar de Timor, o mar de arafura e possui um golfo ( Gulf of Capentaria). há cerca de 40.000 os indígenas instala-se nesta área. povos da indonésia começam a fazer trocas com os indígenas muito antes dos primeiros europeus, no sec. XVII. desde a colonização até aos dias de hoje esta região extensa possui uma demografia não muito elevada, existindo 218,380 indivíduos (segundo o dep. de estatísticas local).

Geografia:

A parte sul (Austrália central) é muito árida, a maior parte do território é razoavelmente plano, sendo o ponto mais alto o monte Zeil, com 1, 531 metros. A temperatura mais alta registada foi de 48.3cº, a mais baixa foi de - 7.5cº.

Existem formações rochosas espectaculares, a mais conhecida é Ayers Rock, uma grande formação de arenito. O nome que os aborígenes lhe dão é Uluru, e parece não ter grande significado no dialecto nativo ( Pitjantjatjara). é um dos mais famosos ícones Australianos. tem 348m de altura, tem uma circunferência de 9km.

Fauna na região de Uluru:
Actualmente existem cerca de 21 espécies na região, embora ja se tenham registado ao longo dos anos 46 espécies. Foram realizados requerimentos para a reintrodução de espécies extintas localmente como: a leipoa ocellata (ave), o Opossum rabo de pincel comum, o Lagorchestes hirsutus (Canguru - lebre), Thylacomyidae (Bilbie\ marsupial), Bettong escavador (Marsupial), e o Wallaby de Flancos Negros. o único mamífero (Mulgara) esta registado como vulnerável, e esta restringido as planícies de areia.

Na parte norte está no Parque Kakadu, que possui zonas pantanosas e grande variedade de vida selvagem nativa. Existe uma extensiva rede hidrográfica em que fazem parte os rios: Aligator, Daly, Finke, McArthur, Roper, Todd e Victoria. existem no território, a contar com Kakadu 24 parques naturais.









Apesar de a Austrália ser o continente que mais espécies de insectos venenosos possui é sempre um bom exemplo de conexão com o natural. Basta ver o exemplo dos Aborígenes. Torna-se num local a visitar o mais rapidamente.

1 comentário:

Sara Almeida Silva disse...

Ahaha.. qualquer dia migras pra lá, na versão AndréGuru! huhuh.. pronto, está bem, André!, não digo mais nada.. Arranca pra Travanca :p