domingo, 19 de outubro de 2008

Campanha de Pacificaçao II

Gaza: Preparativos;


Com Marracuene tomada, pode-se dizer que a pacificação estava praticamente feita. António Ennes pode agora focar-se na sua missão principal, a campanha contra Gungunhana. Ennes mostra uma certa duvida se alguma vez irá conseguir a submissão do rei de Gaza. ainda em 1894 parecia que os portugueses eram incapazes de defender Lourenço Marques. agora era lançada uma ofensiva contra o então (supostamente) maior poder nativo Africano, cujo o contingente seria de 60.000 guerreiros. o Kraal real, onde se localizava Gungunhana era Manjacaze II (existia outro Kraal com o mesmo nome). Foram delimitados 3 possíveis caminhos até Manjacaze, todos servidos por braços de agua (mas nenhum era totalmente navegável).

1º caminho: de Lourenço Marques (era o mais longo) estirava-se para Norte servindo-se do rio Incomati.
2º caminho: saía de Xai - Xai (zona perto do Limpopo) seguiria o rio para Noroeste.
3º Caminho: Parte de Inhambane, aproveita-se do caudal o inharrime, chicongo- ongo e Chicomo.

O caminho mais curto seria pelo Limpopo, mas não era aconselhável, era uma área desconhecida e provavelmente não navegável. Mantiveram-se as duas outras rotas, denominadas Norte, a que seguia Inhambane, e sul a que partida de Lourenço Marques.

A estes dois percursos foram designadas duas colunas, a principal do Norte, e a secundária que sairia de Lourenço Marques. Concentrou-se o grosso das forças no norte pois era a rota que melhor permitia uma incursão directa a Gaza. a coluna sul iria perseguir os rebeldes que tentassem apoiar o rei em Intimane\ Cossine e consolidar uma força nessa zona.
Pelo sim pelo não, uma pequena esquadrilha é destacada para o Limpopo para assegurar cooperação das populações ao longo do rio.

Não existia nos inícios de 95 um objectivo claro quanto á função da campanha de Gaza, se possível deveriam atacar Manjacaze e terminar com o poder Vátua, mas existiam duvidas quanto ao tempo que isso levaria, por isso deveria-se ficar somente por um controlo dos régulos rebeldes. para isso seria constituída uma rede de postos militares ao longo dos troços dos rios. Mesmo Mouzinho de Albuquerque considerava que tudo o que se podia fazer era rodear o reino de Gaza.
A 31 de Maio de 1895 é criada oficialmente a coluna Sul e depois de alguns preparativos, em Agosto estavam erguidas as pontes de acesso ao território Cossa que atravessavam o Incomati.

(Continua)

Sem comentários: