quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Animais extictos

Espécie: Abrictosaurus Consors (Thulborn, 1974);
Reino: Animalia; Phylum: Chordata; Classe: Sauropsia; Super-Ordem: Dinosauria; Ordem: Ornitischia; Sub-Ordem: Ornitopoda?; Familia: Heterodontosauridae; Genero: Abrictosauros (Hopson, 1975)

Era uma espécie pequena, que se distinguia por ser Heterondontidea, ou seja, em vez de possuir dentição Homodente (todos com a mesma função) possuía dentes com funções variadas\especializadas (molares, pré-molares, caninos (singularidade da espécie etc.) Na frente do maxilar em vez de dentes existia um bico, a dentição era composta por um serial de molares, de momorfologia diferente entre si, e entre os caninos superiores e os molares existia um espaçamento (diastema) que acomodava os caninos inferiores.

Esta espécie é considerada como a espécie "base" dos Heterodontideos. Foi descoberta em Lesotho e consiste num esqueleto e crânio parciais. A ausência de presas nesta espécie foi inicialmente entendida como sendo os resto de uma fêmea, porem analises previas sugerem que o espécimen pode ser de um juvenil.

Sem comentários: