quinta-feira, 30 de abril de 2009

Refleções;



A Caça

Há uns tempos chamaram-me insensível por ser apoiante da caça, ao que me apetecia ter respondido de forma torta. De facto, quem diz que a caça devia ser proibida não sabe do que fala. Neste texto vou apresentar as minhas razões.

1) A nossa óbvia alimentação omnívora, na qual a maior parte é constituída por carne. Não venham com histórias de vegetarianismo, pois quer queiram quer não, a fisiologia (capacidade de digerir e metabolizar carne) e fisionomia (dentes etc.) humana é adaptada ao consumo de matéria orgânica animal. A opção totalmente vegetariana ou que não englobe bocados animais não passa mesmo disso, de uma opção de vida. Ou oito ou oitenta... Ou não comem carne, ou comem até a "gota" se instalar.

2) A ideia de que é cruel é mal fundamentada. Pelo menos se houver respeito pelas regras (limites e métodos). Claro que, armas mal aplicadas, um fraco conhecimento da fauna e baixas qualificações a nível de "saber do mato" vão criar dificuldades, não só aos humanos como aos animais. As armas actualmente são construídas para abater o animal o mais rápidadamente possível, sem causar sofrimento desnecessário ao animal. Muitas vezes basta o impacto da bala para atordoar, os danos ao tecido fazem com que a morte seja rápida. Ao argumento de que, agora com essas armas, o animal não tem hipótese, eu respondo que para se fazer tal afirmação, das duas uma, ou a pessoa é o campeão mundial de tiro com arma de caça, ou nunca caçou nem disparou uma arma. A verdade é que as armas são feitas de modo a equilibrar as forças. Começa pelo numero de munições aceites pela arma. Chegando ao máximo de 3 e ao mínimo de 1. Ora, os nossos reflexos não são, nem nunca foram tão rápidos como a maioria dos animais, nem o próprio carregar da arma consegue vencer um veado que galopa pelo morro fora, perdendo-se de vista em alguns segundos.

3) Quem diz que há métodos menos cruéis? Fala-se da caça, mas toda a gente come costeletas do porco que veio do matadouro. Já pensaram em comparar o processo de morte de um matadouro com o realizado na caça? Eu acho que é desnecessário descrever a maneira como são processados os animais nas "fabricas de carne". Porém, quando o processo envolve armas, quem o enceta é logo de aclamado como violento e bárbaro.

4) Os chamados troféus. Não me quero demorar por este assunto,pois nem tenho paciência nem cabeça para me meter em analises históricas de tradições relacionadas com a memória. O pendurar cabeças na parede, o emoldurar dentes ou empalhar animais não é mais do que a tradição de recordar. Recordar os sacrificados para que outros vivessem. Não deve ser longe da verdade, quando afirmo que desde que o homem tem consciência do acto de matar, que tenta "homenagear" o animal que luta lhe deu. O único problema é que alguns animais passaram de alimento a constituir apenas um troféu, que não será consumido, daí a frase "só os humanos caçam quando não estão com fome". A verdade, é que mesmo isso mudou. Raramente é divulgado, que depois de uma caçada ao elefante, depois do "branco" ficar com o troféu, a carne é distribuída pelas aldeias em redor. Se bem me lembro, fala-se muito de fome em África. Já na Europa, nos mitos era semelhante. Um homem, de uma tribo mais a norte vem combater um monstro que aterroriza a aldeia. Depois de vencer o monstro, leva uma recordação da épica luta. Não se trata de desrespeito!

O único problema sim, é a caça furtiva, que não obedece a leis nem regras, actua subtilmente, na calada da noite, e foca-se em animais com grande valor no mercado negro. Mas tendência em associar essa caça à caça regulada praticada com intenção de manter uma população saudável.

2 comentários:

Daniela disse...

o mais provavel quem tenha chamado insensivel, tenha sido a minha pessoa, mas se não fui, já o terei feito!

Ora bem, eu sei que não és insensivel :P, mas tens de compreender que a morte não é um assunto agradável e ainda mais quando associada a sangue e desmembramentos...

Claro que ninguem considera a caça mais violenta que a morte em matadouro, entre as duas venha o diabo escolha :P


agora quanto a "gota" não sei, mas um dia destes acordo e tenho de ir trocar a algalia XD


vou só pedir um favorzinho, não mates esquilos, que eles são nossos amigos :D

beijinho no dedo do pé

p.s: és o afilhado mai lindo do mundo (não digas nada ao Rómulo que eu digo-lhe o memso e é chato XD

Marta C. disse...

éh pah... acabei agora mesmo de chegar do restaurante e de comer um bom bife de alvarenga!

Homem, não te sintas obrigado a dar nenhum tipo de justificação em relação aos teus gostos ou em relação ao que pensas!

Não vou dizer que sou adepta de caças, pois não sou, mas também não vou dizer que vivia bem sem comer uma carninha!

Acho que cada vez mais está na "moda" adoptar determinado tipo ideias, mas também não ignoro que os tempos são outros e que o tempo que as novas tecnologias nos disponibilizaram nos permitiu ter que arranjar outras coisas em que pensar: a injustiça do Homem para com o animal é uma delas!

De qualquer maneira, a Baiona tem razão: não mates esquilos porque eles são porreiros!!!

LLOOLL

Bjos

Marta Cruz