quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

A Rebentar pelas Costuras

dias e dias. E Estas ultimas semanas têm tido daqueles dias em que uma pessoa não consegue evitar e se deixa abater por tudo, e também não consegue deixar de evitar em pensar no que poderia estar bem e não está. Não vou "bater muito no ceguinho", mas vou simplesmente desabafar. Estou farto de futebol. Se o "farto" se traduzisse em cor de cabelo, eu teria o cabelo de um idoso na sua já pós-reforma. Sempre que vejo o telejornal, sei que depois de se começar a falar de futebol, só nos últimos 5 minutos do Jornal é que o tema irá mudar. Fala-se de negócios e transferências de jogadores, intrigas e não sei que mais, ao que depois se fala, para acabar o jornal num ambiente relaxado, no agricultor que tem no seu jardim a maior abóbora do norte do país, ou um girassol que além de ser alaranjado é gigantesco. Por outro lado, existem as telenovelas. Sinto-me desmoralizado ao escrever isto só de pensar em todos os adjectivos que me saltam à memória em relação ás telenovelas. Neste momento um exemplo que tenho é "tacho"... "tacho" para actores que alguns canais querem manter a todo o custo, porque são os mais rentáveis. É assim que esta escória é inserida num "elenco" que retrata Portugal na sua forma mais frívola e abominante. Se uma pessoa baseasse a sua opinião do país naquilo que vê nas novelas o país seria repleto de quintas, de quem são donos homens sem escrúpulos, com olho para negócio, mas altamente anti-sociais e gananciosos, e que em si possuem a história de uma família antiga, como os "Cardoso" os "Andrade" os "não sei que mais"...nomes de família que invocam genealogias antigas. Se estes não são donos de quintas no Alentejo são cabeças de empresa e etc.
Não vou alongar muito mais o texto. Apenas digo que enquanto o país dorme e vê as novelas e o seu futebol, as novas gerações vão perdendo a sua consciência social. Já não sabem falar do país em que nascem. Só pensam num futuro com "tacho", daí o quererem ir para o mundo do entertenimento...O país está a morrer...

2 comentários:

Sara Almeida Silva disse...

André.. acho que não podia concordar mais contigo..
As novas gerações não chegam a ganhar consciência..
As antigas.. começam a perde-la..
E sinto que que a tem, começa de todo a pensar se será uma pessoa normal, ou se será só mais um dos novos loucos que esta sociedade criou..
Não sei se te consola, mas não és o único a rebentar pelas costuras..
(aos programas televisivos, só juntava o ensino universitário..)
Bjnhs

Sara Almeida Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.