terça-feira, 26 de maio de 2009

Arqueologia

Circus Romanus

umas semanas, foi-me atribuído o tema do Circo Romano, para apresentação numa aula de "Clássicas". É sabido que os Romanos tinham um gosto especial por jogos, aquilo que se chama os "ludi". Porém, nem todos estes jogos se passavam no famoso Coliseu, na realidade um grande anfiteatro (o maior) que obteve o seu nome do "Colosso", estátua gigantesca erigida por Nero, que anteriormente lá se localizava, mas que, foi destruída após a declaração de "inimizade" de Nero para com o povo Romano.
De facto, os "ludi" não aconteciam só no Anfiteatro. Uma das estruturas concorrentes era precisamente o circo, não como o que nós hoje conhecemos. O nome do Circo, provem de como se movimentavam os intervenientes na sua arena, em forma de "Circuito", circundando a arena, em contra-relógio.
Então para que servia o Circo? Que jogos lá tinham lugar? Bom, a sua função primordial, como pode ser visto no filme Ben-Hur, era servir de local para corridas de cavalos, mais precisamente de quadrigas, conduzidas pelo "Aurige". Mas, a concorrência que este edifício fazia ao anfiteatro não provinha só das corridas. Os edifícios lúdicos em Roma eram polivalentes. No Circo também figuravam gladiadores, que lutavam naturalmente entre si, ou, mais frequentemente contra feras (leões, tigres, crocodilos etc.), as chamadas Venationes, que também podiam ser entre "bestas" apenas. Tudo indica que estes eventos, alem de sangrentos eram grandiosos. registo de um naufragium simulado, no qual a arena era inundada (pressupunha uma arena estanque) e depois, uma embarcação era afundada, fazendo com que as feras se soltassem e lutassem entre si. Mas outros eventos, menos sangrentos tomavam luar no circo. era frequente o uso destas arenas para a passagem de procissões, algumas para celebrar vitórias militares, outras que cultuavam o imperador. Tendo uma arena bastante longa, era natural, que por falta de espaço, la fossem organizadas feiras ou demonstrações culturais (musica, leituras etc).








1 - Circus Maximus


O circo possui, uma planta bastante especifica. Com elementos recorrentes. Tomemos o exemplo do maior circo conhecido, o Circus Maximus de Roma. Este vai ser o protótipo para a imagem do circo espalhado pelo império.
No centro da arena, um elemento sempre existente era a Spina, murete que começou talvez por ser uma divisória de terra, simples, que criava um eixo, para que as corridas fossem sempre feitas no mesmo sentido, sem risco de embates frontais, pois cavalos e escravos para correr eram caros, e convinha não os perder. A Spina, naturalmente não será deixada de lado aquando da monumentalizarão. Seriam visiveis, ao longo da sua extensão obeliscos, troféus de guerra, pequenos tesouros... ofertas de figuras publicas ao povo Romano. Eram as metae, os dois elementos localizados em cada extremidade da Spina, que permitiam a contagem das voltas, estas estavam decoradas com três postes cilíndricos, de bronze, com topos cónicos.
A forma da arena era em "U" invertido. Ou seja, uma das pontas era semi circular, e a outra, quase rectilínea (com uma ligeira curva) encerrada pelo Oppidium, uma estrutura que incluía os cárceres, as portas por onde saiam os corredores, eram 12 ao todo, no meio destes cárceres (6 de cada lado) estava uma porta, monumentalizada em época republicana, a porta Pompae, por onde entravam as procissões. O Oppdium era depois ladeado por duas torres monumentais com estátuas no topo. O outro extremo, o semicírculo não era unido, era na realmente fechado por um arco triunfal, o arco de Tito, mandado fazer em celebração da vitória em Jerusalém.





2 - Oppidium a fechar o circo, maquete de Roma;



Por fim, outro elemento importante era a Cavea, que na verdade engloba as bancadas, as estruturas subterraneas, o podium (os melhores assentos, para os "VIP" por assim dizer), o Pulvinar (local reservado ao imperador, que se torna quase um templo imperial) e o templo do sol (que assinala a presença divina na arena). Do lado de fora, os acessos á cavea eram feitos por arcadas, e percorriam-se 3 galerias até se chegar ás escadarias que levavam aos Vomitorium (saídas para as bancadas). Nas galerias podiam localizar-se lojas variadas. O aspeco exterior do circo era de 3 andares. Poderia ter um aspecto baixo, mas a sua extensão nao deixava dissimular a sua importância, a importância do que o Dionísio de halicarnasso chamou "a mais monumental estrutura em Roma".
3 - Circus Maximus

1 comentário:

Jorge disse...

Sim, sim, o Dionisio de Halicarnasso, nunca viu o Coliseu na vida, e não venhas com coisas, o Circus Maximus, não era assim um grande concorrente ao Coliseu, isso é só uma história inventada, para o Circus não ficar mal na história, lol tou a brincar. Agora podias fazer um post sobre o meu Coliseu, e não falares assim como se fosse um manchinha em Roma, again a brincar.

Jorge