segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Animal da Semana



Espécie: Loxodonta Africana;

Reino:
Animalia;
Phylum: Chordata;
Classe: Mammalia;
Ordem: Proboscidea;
Familia: Elephantidae;
Género: Loxodonta;

É a maior das duas espécies existentes em África e o maior animal terrestre. Dimensões atingem, em comprimento 6 a 7 metros e rondam os 3.5m de altura (até à espádua). Um exemplar com 4.2m de altura e 12.274kg foi abatido em Angola em 1955.

Foto comparativa entre uma elefante indiano (Elephas Maximus) e um Africano (L. Africana). As diferenças básicas estão nas suas orelhas, comprimento da tromba ( Proboscis), na ponta da tromba, na qual o E. Indiano possui uma protuberância que age quase como uma mão,por sua vez o E. Africano possui duas protuberâncias. O formato da cabeça também difere, o espécime Africano possui um crânio mais alongado, baixo... O espécime Indiano possui uma cabeça com mais forma, possui um alto acima da "testa", músculos faciais mais carregados, na mesma espécie só os Machos ostentam presas. Na espécie Africana ambos os sexos possuem presas, que podem atingir dimensões impressionantes nas duas espécies (cerca de 3m, sendo que nos indianos os dentes são mais finos).

A dentição dos elefantes é muito diferente da dos restantes mamíferos, na sua vida chegam a possuir normalmente 28 dentes, são: Presas (2), os precursores das presas (dentes de leite?), pré-molares (12) e molares (12).


A Imagem precedente mostra a constituiçao interna do elefante Africano. para mais informação consultar: http://en.wikipedia.org/wiki/Loxodonta_africana.
"Elephant anatomy".

Sem comentários: